Estação da Memória

A Estação da Memória é um bem museológico localizado na Rua Leite Ribeiro, s/n – Anita Garibaldi – Floresta, no município de Joinville. Coordenadas: -26.321712,-48.846495.

 

  • Foto: Fernanda Schröter, 2013
  • Foto: Fernanda Schröter, 2013

 

 

 

 

O espaço da Estação da Memória está situado na antiga Estação Ferroviária de Joinville. Inaugurada em 1906, fazia parte do trajeto ferroviário entre São Paulo e Rio Grande do Sul, que tinha como principal intuito o transporte da Erva Mate. O trajeto inicialmente passaria a 25km do sul da cidade, porém os vereadores do município fizeram um apelo que, a fim de fomentar a economia e desenvolvimento da cidade, fosse construída na Rua Santa Catarina, hoje Avenida Getúlio Vargas, a principal ligação do Centro ao Sul de Joinville. Em 1917, a Estação é ampliada com intuito de aumentar o espaço para passageiros, momento em que ganha sua emblemática e marcante torre.Em 2007, o local passa por uma reforma visando trazer novos usos para a construção. Tornou-se espaço de incentivo à cultura, turismo e lazer na cidade, trazendo exposições sobre a história joinvillense. O local hoje abriga o Museu da Bicicleta, Estande de turismo receptivo, Museu Regional do Transporte, Memorial da Estação Ferroviária e um Auditório para Educação Patrimonial. Ademais, em seu espaço externo, há local para apresentação de shows, peças, entre outros. A arquitetura da Estação Ferroviária é de inspiração germânica, sendo a única em seu estilo no Brasil. Marcada por sua simetria e volume, a construção conta com três prédios de dois andares ligados pelo pavimento térreo. Sua construção foi feita em alvenaria, com elementos que remetem o estilo enxaimel. Em sua fachada, belas janelas com beirais ornados com elementos geométricos em madeira. Nos prédios das extremidades pode-se notas sacadas escoradas por mãos francesas (estruturas de sustentação em formato triangular). No prédio central, uma distinta torre com cobertura piramidal.Entre seu acervo, pode-se destacar monumentos pertencentes à antiga estação ferroviária, como o guichê de bilheteria, instrumentos utilizados para manutenção da ferrovia e um relógio de dois pêndulos produzido nos Estados Unidos em 1910.

 

Bem tombado em nível estadual, Processo de Tombamento 075/94, Decreto 1.225 de 30/09/1996 Quanto às condições de uso:A Estação da Memória pode ser visitada de terça a sexta das 09h às 17h horas e nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

 

Referências consultadas: Sítio eletrônico do Sistema Estadual de Museus – SEM-SC. Disponível em: http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/. Data de acesso: 05/03/2012.Sítio eletrônico do Joinville Cultural. Disponível em: http://joinvillecultural.sc.gov.br/site/index.php?view=venueevents&id=2%3Aestacao-da-memoria&option=com_eventlist&Itemid=87 . Data de acesso: 20/06/2012.Sítio eletrônico do SCTUR. Disponível em: http://www.sctur.com.br/joinville/estacao_da_memoria.asp . Data de acesso: 20/06/2012.Sítio eletrônico do HAGAH. Disponível em: http://www.hagah.com.br/sc/joinville/local/339119,2,estacao-casa-da-memoria-antiga-estacao-ferroviaria-.html. Data de acesso: 0/06/2012.

 

Dados sistematizados por Carolina Ferreira de Figueiredo (UDESC) – 20/06/2012 e atualizados por Fernanda Schröter Freitas – 08/04/17.