A Igreja de Santo Estanislau Bispo e Mártir é um bem edificado localizado na Rua Anita Ruthes Andreyevsky, s/n, Alto Paraguaçu, no município de Itaiópolis. Coordenadas: -26.388215, -49.916426.
Um dos bens culturais de maior relevância no contexto da imigração em Santa Catarina, a Igreja de Santo Estanislau foi construída entre 1915 e 1922, ano de sua inauguração, a partir de projeto encomendado na Polônia. Substituiu a primeira capela, de madeira, construída em 1896 por imigrantes poloneses, e que teve sua estrutura reaproveitada para a construção do salão (hoje Sociedade Recreativa Rui Barbosa). Da sua construção participaram vários imigrantes provenientes da Polônia, com sobrenomes como Reszewski, Skrzydlowski, Rybowski, Szlichta, Dola, Rempalski, Saczynski, Ciszewski. Localizada no alto de uma montanha, a mais de 1.000 metros de altitude, a igreja se destaca na paisagem de Alto Paraguaçu (em especial por sua torre sineira); é possível vê-la a quilômetros de distân¬cia. A estrutura da igreja é de alvenaria autoportante de tijolos (ou seja, a própria alvenaria suporta o peso da edificação, sem estruturas complementares), em estilo neogótico. Construída com materiais fabricados na própria região, é composta por nave central, duas capelas laterais e capela-mor, que conferem à planta da igreja formato de cruz. Internamente, a igreja é toda revestida de pinturas murais (com utilização da técnica do estêncil), executadas em várias fases ao longo da sua existência. Nas pinturas de variados padrões e cores pre¬dominam motivos geométricos e florais. O pé direito da nave tem mais de catorze metros de altura e o teto é feito de estuque (gesso). O piso é todo de ladrilhos hidráulicos, também em vá¬rios padrões. O cemitério anexo à igreja forma com ela o conjunto protegido por tombamento.
Bem tombado em nível estadual (Decreto nº 3.585 de 21 de dezembro de 1998) e federal (2007 – Processo número 1548-T-07).Inventariado pelo Projeto Roteiros Nacionais de Imigração (IPHAN): código ITP010. Quanto às condições de uso: A igreja encontra-se, de forma geral, em bom estado de conservação e continua sendo utilizada para cultos.
Referências consultadas: Documentos de arquivo: Processo de tombamento estadual da Igreja de Santo Estanislau em Alto Paraguaçu, Itaiópolis. (Processo nº 094/98, Protocolo FCC 511/986). Arquivo da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura.Roteiros Nacionais de Imigração – Santa Catarina, Dossiê de Tombamento: Síntese das propostas de tombamento. Florianópolis: Superintendência Estadual do Iphan em Santa Catarina, 2007. [Apoio: Fundação Catarinense de Cultura e Prefeituras Municipais]. Acervo: IPHAN/SC.Referência bibliográfica:Fundação Catarinense de Cultura. Alicerces da memória: 60 bens tombados pelo Estado de Santa Catarina. Florianópolis: Tempo Ed., 2003. Sítio eletrônico: . Acesso em 7 de junho de 2011.
Dados sistematizados por Gabriela Paz Michels (IPHAN) – 01/06/2011, atualizados por Débora Garcia Mortimer (UDESC) – 07/06/2011 e revisados por Janice Gonçalves (coordenadora do SPECULA/UDESC) – 11/06/2011.