Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz é um bem edificado localizado na Bairro do Estreito (cabeceira continental) e Centro (cabeceira insular, nas proximidades do Forte Santana), no município de Florianópolis. Coordenadas: -27.593852, -48.565874.

 

  • Foto feita por Janice Gonçalves, em 21/03/2009.
  • Construção da ponte em 1922. Fonte: http://www.ihgsc.org.br/home.htm

 

 

 

A construção da ponte foi iniciada no governo de seu idealizador, Hercílio Luz, no mandato de 1922 a 1924, porém, o mesmo morreu antes da conclusão da obra. A ponte era uma das alternativas de colocar Santa Catarina no rumo do desenvolvimento e impedir a mudança da capital para outra localidade mais acessível. A ponte ligando o continente à parte insular de Florianópolis facilitou a aceleração do desenvolvimento viário e econômico de Florianópolis do início do século XX. A inauguração da mesma aconteceu no governo do Coronel Antônio Pereira da Silva Oliveira, em 13 de maio de 1926.Para a construção da Ponte Hercílio Luz o Governo do Estado contraiu um empréstimo com o grupo estadunidense Imbre & Co., no valor de cinco milhões de dólares, entretanto o grupo faliu, e um novo empréstimo do mesmo valor foi concedido pela firma Halsey Stuart & Co., pagável em trinta anos, pois o governo não dispunha de capital para custear a obra, esse montante foi aproximadamente metade do orçamento estadual da época.Hercílio Luz pretendia que a ponte se chamasse “Ponte da Independência”, mas seus sucessores lhe renderam homenagem batizando-a de “Ponte Hercílio Luz”.Após a inauguração da Ponte, novos bairros continentais começaram a se desenvolver – o Estreito é um exemplo desse desenvolvimento, bem como o Centro, na parte insular da ilha. A ponte caracteriza-se como símbolo de desenvolvimento e obra monumental da engenharia, sendo a maior ponte pênsil do Brasil e cartão postal de Florianópolis. O projeto foi elaborado pelos engenheiros Holton D. Robinson e David Bernard Steinmann e executado pela empresa americana Byington & Sundstron. Para a época, a ponte representava uma das maiores obras de engenharia e era a maior ponte pênsil do mundo e a primeira da América com torres de aço articuladas na base, permitindo às torres o movimento de berço. Sobre a ponte podiam trafegar um trem com locomotiva elétrica de 50 toneladas e vagões de 30 toneladas; uma fila de carros e caminhões com no máximo seis toneladas; cerca de quatro pessoas por metro quadrado. Sua extensão total é de 821,05m, largura de 12,258m, altura a partir do nível da maré ao estado inferior de 30,80m; suas duas torres medem 69,644m e o peso de sua estrutura, feita de aço, é de 500ton.

 

Bem tombado em nível federal (IPHAN: Proc. Nº 1.137-T-85; inscrição no livro de Tombo Histórico – Segundo volume, sob o nº 547, às fls 35, em 05 de agosto de 1998).- Bem tombado em nível estadual (Decreto nº 1830 de 13 de maio 1997). Quanto às condições de uso: Em restauro.

 

Referências consultadas: Documentos de arquivo: Processo de tombamento Estadual da Ponte Hercílio Luz (PFCC 103/977), Arquivo da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura. Referencia bibliográfica: CORRÊA, Carlos Humberto P. História de Florianópolis – Ilustrada. Florianópolis: Insular, 2005. 2ª ed.

 

Dados sistematizados por Fabiane Gabriela Lubian Marques – 10/03/2010